Segunda fase de vacinação contra a gripe atinge 36% do público-alvo no Brasil
A expectativa do Ministério da Saúde é a imunização de 90% do público
Foto: Divulgação
Prevista para terminar nesta sexta-feira (8), a segunda fase da vacinação contra a gripe atingiu 36% de 90% da meta do público-alvo esperado pelo Ministério da Saúde. No total, só foram vacinadas 5,6 milhões de pessoas do grupo prioritário do total de cerca de 15,6 milhões previstas para a esta etapa da campanha.
Nesta nova fase serão vacinados: portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, detentos, adolescentes infratores, portuários, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, além dos idosos e agentes de saúde que não conseguiram se vacinar na primeira etapa.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, apenas 18% das gestantes e 24% de puérperas foram vacinadas na capital baiana. Apesar da vacina não ser eficaz no combate ao novo coronavírus, ela protege o público-alvo de possíveis doenças que possam ser agravadas caso a pessoa seja contaminada pelo vírus e reforça a imunidade.
A terceira e última etapa da campanha terá início no sábado (9), e segue até o dia 22 de maio. Ela será destinada a pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 anos a 59 anos de idade.