"Lamentável", diz Geraldo Alckmin sobre posse de Nicolás Maduro na Venezuela
A eleição foi questionada e teve protestos por todo o país contra a continuação de Maduro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), declarou como “lamentável” a posse de Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (10), para seu terceiro mandato sucessivo como presidente da Venezuela. A eleição foi questionada e teve protestos por todo o país contra a continuação de Maduro por mais seis anos na presidência.
“Lamentável, mas o Brasil não reconheceu as eleições. A democracia é civilizatória e precisa ser fortalecida”, disse Alckmin ao ser questionado por jornalistas, na lanchonete na Vice-Presidência da República, hoje.
O Brasil mandou a embaixadora Glivânia Oliveira para representar o país na cerimônia. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi o único chefe de Estado que estava presente no evento da tomada de posse.
Alterações na Meta
Algumas horas antes, em entrevista no Palácio do Planalto, o vice-presidente reiterou que julga um “absurdo” a decisão da Meta sobre interromper o mecanismo de checagem de fatos no Facebook e no Instagram. Segundo ele, essa decisão promove a desinformação.
“É desserviço aos clientes”, declarou, defendendo que o Brasil tem lei, tem normas que precisam ser cumpridas. O assunto foi tema de reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros na manhã desta sexta.