Lançamentos do Casa Verde e Amarela têm queda de 40% no primeiro trimeste de 2022
Número é resultado da comparação com o quarto trimestre de 2021
Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil
Os lançamentos de unidades do programa Casa Verde Amarela foram reduzidos em 40,4% nos primeiros três meses deste ano, em relação ao quarto trimestre de 2021.
Foram lançadas 53 mil unidades nos primeiros três meses de 2022, ante 92,3 mil em outubro e dezembro de 2021. Os dados foram divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.
De modo geral, o mercado imobiliário demonstrou queda no período especialmente no número de lançamentos e da oferta final, como forma de consequência do aumento do preço de insumos e da conjuntura econômica.
Ao comparar o primeiro trimestre de 2022 com o trimestre anterior, os lançamentos foram reduzidos em 42,5% e a oferta final em 7,6%.
“Se o governo reagir rapidamente à redução das contratações do CVA [Casa Verde e Amarela], dando maior viabilidade aos seus produtos, ainda teremos um resultado em 2022, próximo ao do ano passado”, afirma o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, em entrevista ao Metrópoles.