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Latin NCAP realiza "crash test" com Cronos, Argo e Etios

Hatch japonês recebe quatro estrelas no quesito proteção para adultos

Ás

Latin NCAP realiza "crash test" com Cronos, Argo e Etios

Foto: Divulgação Latin NCAP

O Latin NCAP, braço latino-americano do Global NCAP, divulgou essa semana as notas do "crash test" realizado nos modelos Fiat Argo, Cronos e Toyota Etios hatch e sedã. Os dois primeiros veículos conseguiram três estrelas no quesito proteção para adultos, já o Toyota Etios registrou quatro estrelas de cinco possíveis.  

Atualmente, o Etios é produzido na planta de Sorocaba da Toyota e é equipado com dois airbags frontais, conforme a legislação brasileira exige. O modelo ainda tem controle eletrônico de estabilidade, item que só será obrigatório no Brasil em 2020 para modelos novos e 2022 para todos os carros, conforme as regras do Rota 2030.

O "crash test" feito no Etios só não obteve a pontuação total no quesito segurança de ocupantes infantis, porque o Latin NCAP exige que o modelo tenha um aviso de presença de airbag no banco do passageiro, item que o modelo de entrada da Toyota ainda não tem. Outro fator foi a falta de dispositivo de desconexão do airbag do passageiro. O modelo também peca na sinalização de ISOFIX.

Fiat Argo e Cronos

Outros modelos que passaram pelo "crash-test" do Latin NCAP, foram os concorrentes diretos do Etios hatch e sedã, o Argo e Cronos. 

Os modelos da Fiat saíram em desvantagem pois não possuem controle eletrônico de estabilidade, o que ocasionou em uma nota mais baixa no Latin NCAP. Outro fator que determinou as três estrelas nos modelos da marca italiana foi a falta do lembrete do cinto de segurança (SBR). 

Por fim, a associação ainda apontou que a estrutura do veículo ofereceu uma proteção fraca para a região peitoral dos adultos nos bancos dianteiros, isso claro, no caso de colisão frontal. A estrutura foi considerada instável e no limite da estabilidade. 

Já no quesito proteção para crianças, os dois modelos da Fiat tiveram excelente avaliação, alcançando as cinco estrelas possíveis do teste. Isso aconteceu devido ao desempenho impecável do SRI, ou sistema de retenção infantil. 

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