• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lei autoriza pessoas com transtornos mentais entrarem em espaços públicos com cães de suporte emocional
Brasil

Lei autoriza pessoas com transtornos mentais entrarem em espaços públicos com cães de suporte emocional

Os animais que acompanham os tutores fazem parte do tratamento contra ansiedade, pânico e depressão

Por Da Redação
Ás

Lei autoriza pessoas com transtornos mentais entrarem em espaços públicos com cães de suporte emocional

Foto: Reprodução

Pessoas com transtornos mentais terão o direito de acessar locais públicos e privados com seus cães de suporte emocional em todo o Estado do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a lei no ano passado, mas só agora, em fevereiro, é que as licenças para circulação com os animais serão entregues aos tutores.

Além disso, a lei também permite a entrada em qualquer meio de transporte público e estabelecimentos comerciais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, os primeiros 50 tutores serão oficializados nos próximos 15 dias. Esses animais que acompanham os tutores fazem parte do tratamento contra ansiedade, pânico e depressão.

Para regularizar a identificação do dono, é necessário um atestado feito por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional, devendo ser renovado a cada seis meses.

Já para a regularização do animal, o tutor precisa enviar a documentação para a Secretaria Estadual de Agricultura, responsável pelas políticas de Proteção e Bem-Estar Animal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário