Lei de autoria de Maria Marighella incluiu no Calendário de Eventos de Salvador o Dia Internacional da Higiene Menstrual e indica promoção de políticas
Data é comemorada no dia 28 de maio
Foto: Divulgação
Desde 2022 está vigente a inclusão do Dia Internacional da Higiene Menstrual, comemorado anualmente no dia 28 de maio, no Calendário Oficial de Eventos de Salvador. Ao incluir esse dia, a Lei, de autoria da presidenta da Funarte e vereadora licenciada Maria Marighella (PT), indica que a Prefeitura realize programações e atividades sociais, culturais e educativas que discutam a garantia da dignidade menstrual das pessoas que menstruam na cidade.
No Brasil, 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em casa e mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais.
“A ampliação do debate, e a promoção de políticas que promovam isso é essencial para o entendimento da menstruação, para a normalização deste tema ainda considerado tabu. Os feminismos são também responsáveis por trazer à tona assuntos da intimidade da mulher que são programadamente tornados invisíveis. Invisibilidade que condiciona a ausência de políticas e, portanto, de justiça. Por isso a importância de colocá-los como assunto de toda sociedade”, argumenta Maria Marighella.
Na Bahia, uma lei estadual visando à distribuição gratuita de absorventes, de autoria da deputada estadual Olívia Santana, também foi aprovada em 2021.