• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lei Seca: oito motoristas são autuados por hora no Brasil, aponta pesquisa
Brasil

Lei Seca: oito motoristas são autuados por hora no Brasil, aponta pesquisa

Desde 2008, foram registradas 1.015.570 infrações por dirigir sob a influência de álcool

Por Da Redação
Ás

Lei Seca: oito motoristas são autuados por hora no Brasil, aponta pesquisa

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A cada hora cerca de oito motoristas, em média, são flagrados no Brasil por terem ingerido bebida alcoólica ou substâncias psicoativas antes de dirigir. Desde a implantação da Lei Seca, em 20 de junho de 2008, foram registradas 1.015.570 infrações de trânsito no país, por dirigir após consumo de álcool ou drogas, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

É considerado uma infração de trânsito quando o motorista é flagrado com 0,05 mg/l até 0,33 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar alveolar). A partir de 0,34 mg/l é crime de trânsito.

O relatório intitulado "Lei Seca no Brasil: panorama nos últimos 15 anos" será apresentado na tarde desta segunda-feira (25) no Ministério dos Transportes, em Brasília. O documento traça o perfil do motorista infrator de alcoolemia, estados e capitais com mais ocorrências, e quando esses condutores são flagrados. 

A pesquisa, feita pela própria Senatran, cruzou dados do DataSUS e do Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito).

Conforme a publicação do jornal Folha de S.Paulo, cerca de 70% das infrações por alcoolemia são constatadas entre às 18h e às 6h do dia seguinte, com um pico entre 23h e meia-noite. De acordo com a pesquisa, pelo menos 30% dessas infrações são cometidas por motoristas com idade entre 30 e 40 anos. 

Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná lideram, nesta ordem, o ranking de unidades da Federação com o maior número de registros e representam mais de 40% das infrações à Lei Seca do país.

Já os estados com maior número de multas foram Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.