Leite é a bebida mais hidratante que a água, revela estudo
Líquidos que contém eletrólitos, como sódio e potássio, contribuem para uma melhor hidratação
Foto: Reprodução
É normal sentirmos sede e tomar um copo de água para manter o corpo hidratado mas, de acordo com um estudo da St. Andrews University, na Escócia, a água não é a bebida mais hidratante.
Os pesquisadores descobriram que enquanto a água, com ou sem gás, faz um bom trabalho de hidratação rápida do corpo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor em nos manter hidratados por mais tempo.
Um dos fatores utilizados para a conclusão é o volume de uma determinada bebida: quanto mais você bebe, mais rápido a bebida sai do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea.
Outro fator é a composição de nutrientes. Segundo o estudo, o leite é ainda mais hidratante do que a água normal porque conta com o açúcar lactose, algumas proteínas e gorduras que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido no estômago, o que mantém a hidratação por um período mais longo.
Além disso, o leite também possui sódio, que age como uma esponja, retendo a água no corpo e produzindo menos urina.
“Este estudo nos diz muito sobre o que já sabemos: eletrólitos, como sódio e potássio, contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias das bebidas causam esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, mais liberação de urina”, disse Melissa Majumdar, nutricionista registrada, personal trainer e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, que não esteve envolvida no estudo.
A pesquisa, por outro lado, alerta que bebidas com açúcares mais concentrados como suco de frutas ou colas não são hidratantes e oferecem açúcares e calorias adicionais que não sacia o corpo humano tanto quanto os alimentos sólidos. Ou seja, neste caso, é importante sempre optar pela água.