• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Leitura do texto de criação da "CPI da Covid" no Senado está marcada para esta terça-feira (13)
Política

Leitura do texto de criação da "CPI da Covid" no Senado está marcada para esta terça-feira (13)

Investigação ordenada pelo Supremo irá analisar omissões no combate a pandemia da Covid-19

Por Da Redação
Ás

Leitura do texto de criação da "CPI da Covid" no Senado está marcada para esta terça-feira (13)

Foto: Reprodução/Senado Federal

A leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da chamada "CPI da Covid" está prevista ser feita na tarde desta terça-feira (13), no plenário do Senado. Em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o documento pede a criação da comissão para investigar ações e omissões por parte do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e o colapso da saúde no estado do Amazonas. 

Entretanto, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu consultar a Secretaria-Geral da Mesa Diretora para saber se pode ou não incluir a conduta de governadores e prefeitos. O que pode resultar na ampliação das investigações ou até com a criação de outra comissão.

A dúvida ocorre após o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ganhar apoio para uma CPI alternativa que amplia o escopo de investigação da condução da pandemia, não somente do governo federal, mas também dos demais entes federativos.

Após a leitura do requerimento, os líderes partidários indicam os membros da comissão que será instalada depois que mais da metade dos indicados for definida. Na primeira reunião do colegiado, o presidente e o relator serão escolhidos. Junto aos integrantes, eles irão definir o cronograma de trabalho da comissão, ações, convocações e investigações.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.