Carnaval 2024: encontro de percussões baiana e recifense marca a participação do bloco Sal da Terra em 2024 no Circuito Batatinha
A programação musical ainda conta com apresentações de Cid Guerreiro, o forrozeiro, Sandro Nazireu e Nengo Vieira
Foto: lGilsemar Cardoso
No Carnaval 2024, o bloco Sal da Terra vai desfilar nas ruas do Circuito Batatinha com reforço de peso. A agremiação, que participa do Carnaval do Centro Histórico há 23 anos, vai contar com a participação dos tambores do grupo Rugido do Leão, direto de Recife. As atividades serão realizadas de sexta a terça-feira (9 a 13/2), nos turnos vespertino e noturno.
No ano em que o tema do Carnaval será “Salvador Capital Afro” em comemoração às expressões culturais de matriz africana, o bloco Sal da Terra vai apresentar ao público uma explosão de musicalidades e sons afro unidos à espiritualidade cristã, celebrando a diversidade cultural que existe em nossa terra. O público vai conferir ritmos de Salvador, como merengue, samba-reggae, swing e levadas, unidos com a música recifense, representada pelo maracatu, ciranda e cocó.
A programação musical vai contar também com shows de artistas gospel baianos, que são o representante do axé, Cid Guerreiro, o forrozeiro, Sandro Nazireu e Nengo Vieira, um dos principais ícones do reggae da nossa terra.
De acordo com o Pastor Ubirajara Gomes, presidente do bloco, a edição de 2024 vai ser de grande celebração. "Vamos comemorar junto com nossos irmãos recifenses com muita música e vibração. Mas, acima de tudo, o motivo da nossa festa é a alegria eterna que só encontramos em Jesus. É com ela que o Sal da Terra vai contagiar todo circuito Batatinha", declarou.
A participação do bloco no Carnaval tem início na sexta (9), a partir das 20h30, com o show de abertura na Praça da Sé. De sábado a terça-feira (10 a 13), a partir das 15h, acontece o desfile pelas ruas do Pelourinho, saindo da Rua das Laranjeiras e percorrendo as principais ruas e ladeiras do Pelourinho, até chegar à Praça da Sé. Lá serão apresentados espetáculos de teatro infantil a partir das 17h30. Em seguida, será realizada a programação noturna, composta por shows musicais, performances de danças e dramas, apresentações de teatro adulto e infantil, além de contar com atividades interativas e brincadeiras de rua.
Rugido do Leão – Criado pela Igreja Obreiros de Cristo, no bairro de Imbiribeira, em Recife, o grupo tem como objetivo promover a música percussiva pernambucana, desenvolver talentos e estimular a criatividade de seus membros, assim como preservar a cultura cristã, com foco nos princípios de família, trabalho e vida em sociedade. Composto por 70 integrantes em média, o grupo tem alcançado reconhecimento no Nordeste e nacionalmente, participando de eventos, como Congresso Internacional Diante do Trono, em Minas Gerais; Marcha para Jesus em Rio Grande do Norte, João Pessoa e Recife; além de se apresentar em cidades do sertão nordestino. Em 2024, o grupo completa 20 anos e vai comemorar junto com o Sal da Terra, sendo esta a quarta vez que participa do Carnaval soteropolitano.
Sal da Terra – Criado pela Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), em Nazaré, o bloco completa 23 anos que desfila no Centro Histórico de Salvador. Assim como o grupo recifense, tem como objetivo promover a musicalidade percussiva baiana, unindo-a à cultura cristã, com o objetivo de desenvolver os seus integrantes física, espiritual e socialmente. Além da música, o bloco agrega diversas linguagens culturais e artísticas, como dança, dramas, teatro infantil e adulto, pintura corporal, entre outras.
Programação
Sexta (9), às 20h30 – Show de abertura na Praça da Sé
Sábado a terça-feira (10 a 13/2) –
15h: Desfile do bloco no Pelourinho
17h30: Espetáculo de teatro infantil e Show artístico na Praça da Sé
Atrações Musicais do Show Artístico Noturno:
Sexta (9) – Banda Sal da Terra
Sábado (10) – A confirmar
Domingo (11) – Nengo Vieira
Segunda (12) – Cid Guerreiro
Terça (13) – Sandro Nazireu