Ler é - também - construir significados
Confira o nosso editorial desta quinta-feira (31)
Foto: Divulgação
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, de 2021, o número de crianças leitoras cresceu nos últimos quatro anos, sendo que 48% disseram ler por gosto. A prática contribui para o desenvolvimento de capacidades como pensar, interpretar, falar, aprender e conviver. Um índice importante para o vindouro dia 2 de abril, que exalta o Dia Mundial do Livro Infantil.
Além de todo o desenvolvimento integral que a leitura proporciona, ler para uma criança fortalece os vínculos afetivos e é uma oportunidade de participação ativa do adulto na educação desde a primeira infância.
Ao apresentar às crianças a fantasia, por meio das histórias e dos personagens, a literatura exerce um papel fundamental na construção do significado.
Neste processo, como já bem apontou uma vez a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo, as crianças passam a usar a imaginação e a criatividade para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com as pessoas com quem convivem e com elas mesmas.
Mas, um livro sozinho, sem mediação, pode não ter significado para uma criança, mas quando um adulto, no papel de mediador de leitura, se propõe a “andar junto” do pequeno leitor, ele se coloca como presença que dá voz ao texto literário e dispõe seu olhar e escuta para convidar à interação e acolher as diferentes leituras.