• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Levantamento aponta aumento de 31% no número de crianças e adolescentes morando nas ruas de SP
Brasil

Levantamento aponta aumento de 31% no número de crianças e adolescentes morando nas ruas de SP

Pesquisa avaliou o período de 2015 a 2019

Por Da Redação
Ás

Levantamento aponta aumento de 31% no número de crianças e adolescentes morando nas ruas de SP

Foto: Nilton Fukuda

De acordo com levantamento feito pela Qualitest, a pedido da Prefeitura de São Paulo, no ano de 2015 havia 505 crianças e adolescentes nas ruas da capital. Agora, são 664, um crescimento de 31%. Ainda segundo a pesquisa, houve um crescimento de 60% dos moradores de rua na capital paulista os últimos quatro anos, saltando de 15 mil, em 2015, para 24 mil, em 2019. As informações são do Jornal O Estado de São Paulo.

Segundo os entrevistados, que totalizam 11.693 pessoas, ao menos um terço desse total possuem parentes morando nas ruas.

De acordo com informações da Prefeitura, São Paulo possui 131 locais para o chamado Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), com mais de 2,3 mil vagas. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social conta com outros 799 serviços para crianças e adolescentes em situação vulnerável e soma mais de 95 mil vagas no sistema, em parcerias com organizações da sociedade civil que atuam na assistência social.

Ainda segundo o órgão, a intenção é realizar ações que visam garantir o acesso de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua à rede de ensino e também mantê-las na escola. De acordo com técnicos da Prefeitura, 260 conselheiros tutelares recém-eleitos receberam capacitação, no mês passado, para que possam atuar com a secretaria no acolhimento de crianças em situação de rua e em casos de exploração do trabalho infantil. Também será criado um Núcleo de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes em situação de rua.

A população que habita as ruas na capital paulista, atualmente, é maior do que o número de habitantes de 4.109 municípios brasileiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário