Levantamento aponta que 12% brasileiros entrevistados se definem como LGBT+
Segundo o IBGE, o percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros
Foto: Reprodução/Twitter
Um levantamento inédito da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o Brasil tem 12% de pessoas adultas que se identificam como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros.
O relatório foi publicado na revista científica Nature Scientific Reports. Para a realização da pesquisa, foi avaliada a diversidade sexual e de gênero no país por meio de uma amostra representativa da população brasileira, semelhante ao que é feito nas pesquisas eleitorais. Ao todo, foram ouvidas 6.000 pessoas maiores de 18 anos, em 129 cidades, nas 5 regiões do Brasil. Os questionários foram aplicados pelo Datafolha de novembro a dezembro de 2018.
Como destacou o psiquiatra Giancarlo Spizzirri, da Faculdade de Medicina da USP e principal autor do artigo, esse tipo de levantamento é feito pela primeira vez em um país latino-americano. Além disso, ele explica que, em vez da autodeclaração, que poderia incorrer em uma incompreensão dos conceitos pelos participantes, a pesquisa fez perguntas objetivas e depois categorizou as respostas.
“Se eu chegasse para uma pessoa e perguntasse assim: ‘Você é homossexual? Dentre as [opções] abaixo: homossexual, hétero ou bi’. Talvez pudesse provocar muito constrangimento dependendo da maneira como é conduzida a pergunta. Ou mesmo a pessoa não saber o que responder. Outra maneira de se indagar isso é: ‘Você tem atração física, romântica e sexual por pessoas do mesmo gênero que o seu? Ou somente por pessoas do mesmo gênero?’”, disse Spizzirri.