Levantamento atesta crescimento da confiança dos empresários no comércio
Pesquisa foi feita pela FGV
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), nesta quinta-feira (26), aponta que o índice de confiança dos empresários nos setores de comércio (Icom) e de serviços (ICS) registraram alta no mês de dezembro. No comércio, a confiança subiu de 97,8 pontos para 98,1 pontos e, nos serviços, a alta foi de 95 pontos para 96,1 pontos.
Na escala dos índices de confiança, o patamar dos 100 pontos é considerado neutro, e abaixo desse valor indicam pessimismo. Já valores acima desse nível significa otimismo por parte dos empresários.
O Índice de Situação Atual, onde os empresários do comércio avaliam o momento presente, registrou alta de 0,9 ponto, chegando a 95,8 pontos, o maior patamar do ano de 2019. Por outro lado, o Índice de Expectativas do Comércio teve queda de 0,4 ponto, a terceira seguida.
Já o índice que mede as expectativas dos empresários de serviços teve um desempenho mais fraco, com alta de 0,4 ponto em dezembro. Apesar de ter chegado a 98,8 pontos no fim deste ano, o índice caiu 2,1 pontos em relação a 2018.