Tecnologia

Levantamento mostra que 25% dos brasileiros já caíram em golpe de relacionamento virtual

Confira algumas dicas de como não cair em golpe na internet

Por Da Redação
Ás

Levantamento mostra que 25% dos brasileiros já caíram em golpe de relacionamento virtual

Foto: Reprodução/Freepik

Um levantamento feito pela empresa de segurança Psafe revelou que mais 25% das pessoas já caíram no golpe do relacionamento virtual com criminosos e acabaram sofrendo danos financeiros.

Após ouvir 10.755 pessoas, a pesquisa revelou que 34% dos respondentes já tiveram algum tipo de relacionamento com pessoas que conheceram na internet.

Os golpistas que se escondem em perfis falsos não internet são chamados de "scammers". Eles tentam seduzir vítimas e aplicar golpes financeiros com algumas características comuns, que pode ajudar na identificação de um golpe.

Os sinais comuns foram detectados por 34% dos entrevistados pela pesquisa. Além de desconfiarem das fotos, veio o fato de "nunca fazerem uma chamada de vídeo (19,80%)" e também "comportamento suspeito nas redes sociais (17,95%)".

Executivo-chefe de Segurança da Psafe, Emilio Simoni explica que os golpistas transitam por diversas redes sociais e esse tipo de esquema é tão popular, que a empresa bloqueou mais de 8,5 mil perfis falsos somente nos últimos seis meses.

Para especialistas, a dica é iniciar o relacionamento e conferir o perfil da pessoa também em outras redes, como o Instagram e o LinkedIn. Usuários com poucas informações, somente uma foto e poucos amigos e seguidores são considerados suspeitos.

Outra dica é para o encontro real: marque apenas em locais públicos, avise previamente amigos e familiares sobre a pessoa com a qual vai se encontrar e peça ajuda, se sofrer ameaças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.