• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Levantamento mostra que brasileiro tem mais dificuldade com orçamento no primeiro trimestre do ano
Economia

Levantamento mostra que brasileiro tem mais dificuldade com orçamento no primeiro trimestre do ano

Dados revelam que número de pessoas que pediram empréstimo no primeiro trimestre de 2020 foi 188% superior à média de todo resto do ano

Por Da Redação
Ás

Levantamento mostra que brasileiro tem mais dificuldade com orçamento no primeiro trimestre do ano

Foto: Reprodução/FDR

De acordo com levantamento da fintech Olivia feito com amostra de dados de 10,2 mil usuários de seus serviços. O número de pessoas que pediram empréstimo no primeiro trimestre de 2020 foi 188% superior à média de todo o restante do ano passado. "Isso nos chamou particularmente a atenção porque o ano passado foi atípico. Mesmo tendo sua renda impactada pelo isolamento social causado pela pandemia, que começou em meados de março no Brasil, foi nos primeiros meses do ano que as pessoas mais precisaram recorrer ao crédito", diz Lucas Moraes, co-fundador da Olivia.

Os gastos com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em janeiro de 2020 representaram 9% do total de gastos do mês, mais que o dobro da média dos outros meses do ano (4%), segundo o estudo. Além do IPTU, janeiro é um mês em que começa a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e em que chega a fatura do cartão de crédito com os gastos de dezembro, mês de compras de Natal.

A pesquisa da Olivia também mostra que os gastos das pessoas acompanharam a flutuação de renda durante o ano, ou seja, quando a renda cai, a tendência é economizar uma porcentagem maior dos ganhos. Já nos meses de alta dos rendimentos, as pessoas ganham confiança e têm gastos próximos do total daquilo que recebem. No ano passado, abril, maio e junho foram os meses de menor rendimento. A renda média no período foi 14% menor do que nos outros meses. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário