Líder da ONU destaca fracasso do mundo em relação ao aquecimento global: 'Precisamos agir rapidamente juntos'
Declaração aconteceu durante a Cúpula dos Líderes, pré-COP30, em Belém

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou o investimento em combustíveis fósseis e afirmou que o mundo fracassou em garantir a manutenção da temperatura global abaixo de 1,5°C em seu discurso durante a Cúpula dos Líderes, nesta quinta-feira (6).
Guterres foi o primeiro a falar no encontro que marca a abertura política da COP30.
O líder da ONU ressaltou as consequências socioeconômicas do aumento da temperatura do planeta e alertou para a necessidade de uma ação conjunta das nações para que a situação seja minimamente revertida.
"Precisamos de uma mudança fundamental de paradigma para limitar a magnitude e a duração dessa ultrapassagem e reduzi-la rapidamente", afirmou.
Em seu discurso, Guterres também destacou o plano das presidências da COP29 e 30 de mobilizar ao menos US$ 1,3 trilhão por ano até 2035 para financiar ações contra a crise climática, com foco nos países em desenvolvimento, batizado de Roteiro de Baku a Belém.
"Devemos demonstrar um caminho claro e confiável para alcançar US$ 1,3 trilhão por ano em financiamento climático para países em desenvolvimento até 2035, conforme acordado na COP29, em Baku.


