• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Líder da oposição no Senado reclama de articulação para modificar texto do Fundeb
Política

Líder da oposição no Senado reclama de articulação para modificar texto do Fundeb

"Querem desvalorizar os profissionais e os alunos", reclamou Randolfe Rodrigues

Por Juliana Dias
Ás

Líder da oposição no Senado reclama de articulação para modificar texto do Fundeb

Foto: Reprodução

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues, informou pelas redes sociais nesta terça-feira (11) que a votação do novo Fundeb (PEC (26/2020) está marcada para 20 de agosto no Plenário da Casa. De toda forma, o senador afirmou que a base do governo estaria se articulando para derrubar uma parte do texto, referente ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ), o que, para ele, seria um dos principais avanços da nova proposta. "Querem desvalorizar os profissionais e os alunos", reclamou o senador.

O CAQ é um mecanismo criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e traduz em valores o quanto o Brasil precisa investir por aluno ao ano, em cada etapa e modalidade da educação básica pública, para garantir, ao menos, um padrão mínimo de qualidade do ensino.

O texto da PEC foi aprovado com ampla maioria no dia 21 de julho no Plenário da Câmara dos Deputados e entre os avanços está em colocar o Fundo na Constituição Federal, ainda aumentar gradualmente a participação do percentual da União dos atuais 10% para 23%. Uma novidade inserida, a pedido do governo, foi destinar parte do valor da União (5%) na educação infantil.
O Fundeb é responsável por mais de 60% dos recursos da área e é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil e, pela legislação em vigor, acaba no dia 31 de dezembro deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário