Líder do governo propõe acordo para votação de projetos de leis antes de análise de vetos presidenciais
Alternância em votação depende de comum acordo entre congressistas
Foto: Geraldo Magela /Agência Senado
Nesta quinta-feira (28), o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (PL/TO), propôs um acordo para tentar assegurar a votação de três projetos de lei de interesse do governo antes dos vetos que estão na pauta da sessão conjunta do Congresso Nacional.
A Constituição veta a votação de projetos de leis antes da análise dos vetos. Por isso, o 1º vice-presidente do Congresso, deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), estipulou que a decisão depende de um acordo entre os congressistas.
"Estamos propondo a manutenção do Veto 11/2022 e a consequente liberação de três importantes PLNs para a sociedade brasileira. O mais importante e urgente libera recursos do Plano Safra não só deste ano, mas também para o plano do ano que vem. Na manutenção do Veto 11/2022, há o compromisso do governo para o retorno de recursos da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e de investimentos setoriais", defendeu Eduardo Gomes.
De acordo com a proposta de Eduardo, senadores e deputados federais votariam inicialmente apenas um dos 20 vetos previstos para, logo em seguida, analisar os projetos de lei.