Líder do PP diz ter assinaturas necessárias para CPI da Americanas
Deputado André Fufuca informou que reuniu 175 assinaturas para solicitar a abertura da comissão
Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados
O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), afirmou nesta quarta-feira (8), que já tem as assinaturas necessárias para instalar a CPI da Americanas. O parlamentar diz ter reunido o apoio de 175 colegas — precisaria de apenas 171 — e a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a suspeita de fraude na empresa dependeria apenas de decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Em janeiro deste ano, a direção das Lojas Americanas anunciou um rombo de R$ 20 bilhões, levantando suspeitas sobre o que poderia ser “a maior fraude da história corporativa do Brasil”. Desde então, as ações da empresa derreteram na bolsa de valores e a Americanas iniciou processo de recuperação judicial.
“O episódio com as Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços”, escreveu Fufuca no seu pedido de CPI.