Líderes mundiais e OMS propõem criação de tratado internacional contra futuras pandemias
Objetivo do tratado seria fortalecer a resiliência mundial a futuras pandemias
Foto: Reprodução/Governo Federal
Líderes de 23 países e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apoiaram nessa terça-feira (30), a ideia de criar um tratado internacional que ajudaria o mundo a lidar com futuras emergências de saúde, como no caso da pandemia do coronavírus, por exemplo.
Para os chefes de Estado, entre eles o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson; o presidente francês, Emmanuel Macron; e a chanceler alemã, Angela Merkel, o tratado global para pandemias poderia proteger os estados após a Covid-19, semelhante ao acordo firmado após a Segunda Guerra Mundial.
O principal objetivo do tratado seria fortalecer a resiliência mundial a futuras pandemias, por meio de melhores sistemas de alerta, compartilhamento de dados, pesquisa, produção e distribuição de vacinas, medicamentos, diagnósticos e equipamentos de proteção individual.
O tratado também afirma que a saúde de humanos, animais e do planeta está conectada e deve levar à responsabilidade compartilhada, transparência e cooperação global. “Estamos convencidos de que é nossa responsabilidade, como líderes de nações e instituições internacionais, garantir que o mundo aprenda as lições da pandemia Covid-19”, escreveram os líderes.