Lindbergh Farias exalta mudanças adotadas por Motta para sessões da Câmara

Segundo o vice-líder do governo no Congresso Nacional, os deputados votavam para as decisões da Casa "no escuro"

Por Da Redação, Deivide Sena
Ás

Atualizado
Lindbergh Farias exalta mudanças adotadas por Motta para sessões da Câmara

Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

BRASÍLIA - Durante uma reunião de líderes na Câmara dos deputados, realizada nesta quinta-feira (13), o vice-líder do governo no Congresso Nacional, Lindbergh Farias (PT-RJ), elogiou os procedimentos adotados pelo recém-eleito presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na organização para as próximas sessões da Casa.

Segundo Farias, os deputados votavam para as decisões da Casa "no escuro". "Eu volto a dizer a vocês, eu elogio muito o procedimento adotado pelo presidente Hugo Motta, porque a gente votava aqui no escuro. O líder chegava na terça-feira e não sabia qual era a pauta. A gente tinha reunião de líderes na terça, ia direto para o plenário. O deputado não estudava, não se preparava", revelou.

Farias afirmou que, com as novas regras, os deputados possuem mais tempo para se preparar para o plenário. "Então, essa previsibilidade está ajudando muito, gente. A gente já sai daqui com a pauta da próxima semana, a gente distribui para cada deputado, para os interesses de cada deputado, para cada um se preparar, se inscrever".

O deputado também comentou sobre a mudança na solicitação de requerimentos de urgência imposta por Motta. "Muito positivo também acabar com aquela farra de requerimentos de urgência. Aquilo enfraquecia as comissões. Para que comissão? Todo mundo jogava urgência. Ter um projeto não era urgente, mas era uma forma de furar a fila das comissões", declarou Farias.

Sobre a mudança no horário das sessões e a obrigatoriedade da presença nas reuniões de quarta-feira, Farias, ao citar a última reunião, realizada no dia 12, afirmou que "o primeiro dia de um plenário cheio" desde a pandemia.

"Desde a pandemia, com a votação à distância, nós não temos plenário cheio. E essa casa, às vezes, tem que se juntar, discutir política, que cada um expressar suas posições. Então, eu acho que nós estamos melhorando muito o funcionamento da casa", finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário