Lira obtém reintegração de posse de terreno nunca declarado à Justiça Federal
Fazenda fica no município de Quipapá, a 180 quilômetros de Recife
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) obteve na Justiça de Pernambuco uma ordem de reintegração de posse de uma área rural que ele diz ser sua, mas que nunca constou em sua lista de bens encaminhada à Justiça Eleitoral.
A propriedade fica localizada na cidade de Quipapá, a 180 km de Recife. Além do presidente da Câmara, as terras são reivindicadas por posseiros que afirmam ter direito de permanência.
O imbróglio foi revelado pela Folha no ano passado, e, em agosto deste ano, o deputado conseguiu medida para tirar os os ocupantes do local.
Os posseiros afirmam que Lira não forneceu documentos suficientes para comprovar a posse da fazenda Engenho Proteção. Ele apenas apresentou um contrato de "compromisso de compra e venda" datado de 2008, onde afirma ter adquirido uma área de 182 hectares por R$ 350 mil (equivalente a R$ 821 mil atualizados pela inflação).
Desde 2008, Lira disputou quatro eleições e nunca incluiu essa fazenda ou direitos da propriedade em sua lista de bens, de apresentação obrigatória para os candidatos.
À Folha, o deputado disse que segue a legislação e que todo seu patrimônio encontra-se "devidamente registrado" junto à Receita Federal.