Livro explica como funciona a indústria por trás das séries de TV
Esse é um mercado que movimenta bilhões mundialmente, segundo a obra
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Um mercado que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo com um público que demanda cada vez mais conteúdo. É o que destaca Jaqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva descrevem em "Séries - O livro: De onde surpreendida, como são feitas e porque amamos", lançado pela editora Objetiva. As informações são do Estadão.
"É como alimentar um monstro: o mercado de TV pela internet, o streaming, requer cada vez mais lançamentos de novas séries. Essa indústria depende disso para vender e manter suas assinaturas - e isso faz a roda girar”, conta Jacqueline, executiva de televisão e uma das autoras da obra.
Foi numa sala de roteristas, para o desenvolvimento da série Contravenção, para a Conspiração Filmes, que ela conheceu Marcelo Rubens, indicado ao Emmy pela sério 'O Homem Mais Forte do Mundo'.
Por um bom tempo eles ouviram a seguinte frase: “Você não acha que isso daria uma série?” e, a partir daí, Paiva e Jacqueline decidiram unir esforços para escrever o livro e contar nele o que realmente é uma série e para que ela serve. “As pessoas acham que só uma ideia basta. Mas a série é um produto de mercado. Ela tem que servir para o negócio”, diz a executiva.
Na obra, eles explicam como o processo industrial funciona, tendo como base o principal mercado de séries: os Estados Unidos.
“É exatamente como uma linha de produção fordista”, compara Jacqueline. “Cada um faz uma coisa: é uma engrenagem que engloba estúdio, canal, produtora, mercado internacional, programador, e que emprega escritores, diretores, produtores, fotógrafos, atores, produtores de elenco, figurinistas, iluminadores, maquiadores, técnicos, sonoplastas... Tudo precisa funcionar”, dizem os autores no livro.