Livro orienta professores sobre transição de fase dos alunos
Obra aborda amadurecimento entre a infância e adolescência em sala de aula
Foto: Divulgação
Como a transição entre infância e adolescência impacta as relações familiares? Este é um dos temas abordados na adaptação para uso em sala de aula do livro O Topázio Imperial, escrito por Rogério Coelho.
Para além dos livros didáticos tradicionais que não costumam falar sobre os desafios que os jovens enfrentam com a chegada da maturidade, o título publicado pela editora Sonhos & Letras é uma ferramenta para abordar o assunto. O lançamento será no dia 15 de outubro.
A história traz abertura para tratar de tópicos como protagonismo feminino, relacionamentos difíceis entre enteados, padrastos e madrastas e a cumplicidade típica de irmãos. Estes são alguns dos dilemas enfrentados pela juventude que frequenta a escola atualmente.
Indicada para adolescentes de 14 a 16 anos, a obra é repleta de elementos lúdicos. Quando crianças, os personagens se deparam com um anel encantado, o Topázio Imperial. Anos depois, já no Ensino Médio, eles retomam o interesse pelo objeto, mas agora com novo olhar sobre tudo o que acontece.
Como destaca o autor, a obra na versão BNCC se caracteriza como um livro paradidático e pode ser incluído no escopo das aulas como uma atividade extracurricular. Ele é indicado para professores que desejam trabalhar em sala os dilemas do crescimento, da chegada da maturidade e da evolução entre as relações interpessoais.