Cultura

Livro orienta professores sobre transição de fase dos alunos

Obra aborda amadurecimento entre a infância e adolescência em sala de aula

Por Da Redação
Ás

Livro orienta professores sobre transição de fase dos alunos

Foto: Divulgação

Como a transição entre infância e adolescência impacta as relações familiares? Este é um dos temas abordados na adaptação para uso em sala de aula do livro O Topázio Imperial, escrito por Rogério Coelho.

Para além dos livros didáticos tradicionais que não costumam falar sobre os desafios que os jovens enfrentam com a chegada da maturidade, o título publicado pela editora Sonhos & Letras é uma ferramenta para abordar o assunto. O lançamento será no dia 15 de outubro.

A história traz abertura para tratar de tópicos como protagonismo feminino, relacionamentos difíceis entre enteados, padrastos e madrastas e a cumplicidade típica de irmãos. Estes são alguns dos dilemas enfrentados pela juventude que frequenta a escola atualmente.

Indicada para adolescentes de 14 a 16 anos, a obra é repleta de elementos lúdicos. Quando crianças, os personagens se deparam com um anel encantado, o Topázio Imperial. Anos depois, já no Ensino Médio, eles retomam o interesse pelo objeto, mas agora com novo olhar sobre tudo o que acontece.

Como destaca o autor, a obra na versão BNCC se caracteriza como um livro paradidático e pode ser incluído no escopo das aulas como uma atividade extracurricular. Ele é indicado para professores que desejam trabalhar em sala os dilemas do crescimento, da chegada da maturidade e da evolução entre as relações interpessoais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.