Londres vai instalar bebedouros pela cidade para combater uso de garrafas plásticas
Estabelecimentos comercial irão disponibilizar bebedouros para que as pessoas possam encher suas garrafas

Foto: Reprodução
Após diversas iniciativas internacionais, a União Europeia revelou um plano para "limpar" o continente do plástico que se utiliza apenas uma vez, a exemplo das garrafas PETs, canudos, colheres de café, talheres e embalagens. A Bélgica será o primeiro país da comunidade a taxar o uso destes tipos de produtos.
Nesta semana, o prefeito de Londres, Sadiq Kahn, anunciou que vai instalar bebedouros e fontes de água em diversos pontos da capital inglesa para fazer com que as pessoas deixem de utilizar garrafas plásticas de apenas um uso, além de estimular que a população e os turistas carreguem suas próprias garrafas.
Inicialmente, o projeto piloto de Londres irá instalar 20 novas fontes no próximo verão. Mas a partir do mês que vem, outra parte da iniciativa já será iniciada em cinco regiões da cidade. Restaurantes, bares e lojas irão disponibilizar bebedouros para que as pessoas possam encher suas garrafas de água gratuitamente também nestes lugares.
A prefeitura de Londres é parceiro da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês), entidade que fornecerá as fontes e bebedouros e monitorará se há uma redução no descarte de garrafas plásticas.
Sadiq Kahn planeja que, até 2026, nenhum resíduo biodegradável ou reciclável seja jogado em aterros sanitários. Na prefeitura, já está proibido o uso de copos, talheres e garrafas feitos de plástico.