"Lua Azul" poderá ser vista a partir desde sábado (31)
Fenômeno acontece quando duas luas cheias aparecem no mesmo mês

Foto: Reprodução/Olhar Digital
A pandemia do coronavírus atrapalhou muitos planos, mas não impediu as pessoas de acompanhar os espetáculos que tomam conta do céu em 2020. O próximo evento deve ser a Lua Azul. Famosa por ser a segunda lua cheia em apenas um mês, esta fase do satélite natural da Terra que pode ser observada a partir deste sábado (31).
Essa lua tem esse nome por ter desenvolvido este aspecto em ocasiões específicas: erupção vulcânica no Monte Santa Helena, EUA, em 1980; na erupção do Monte Krakatona, na Indonésia, em 1983; e na erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991.
Esses eventos fizeram com que o astro apresentasse aspecto significativo de azul, por isso a justificativa do nome. Entretanto, cabem mencionar que existem dois tipos de luas azuis. A lua cheia pode ser considerada azul quando é a segunda lua cheia em apenas um mês.
Esta característica específica a faz ser chamada de Lua Azul Mensal, como a que teremos em 31 de outubro. Mas também existe a Lua Azul Sazonal, quando este fenômeno ocorre coincidindo com a terceira lua cheia de quatro delas em uma única estação.