Lua e Marte estarão conjunção astronômica na madrugada desta sexta-feira (19)
Fenômenos astronômicos promete um espetáculo digno de ser contemplado e fotografado

Foto: Reprodução/ Flickr
A Lua que estará em sua fase minguante, na madrugada desta sexta-feira (19), e o planeta Marte ficarão bem próximos no céu – um fenômeno conhecido como conjunção astronômica. Fenômenos astronômicos promete um espetáculo digno de ser contemplado e fotografado.
Além disso, por volta das 8h da manhã (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília) ocorre o chamado appulse, termo que se refere à separação mínima aparente entre dois corpos no céu, de acordo com o guia de astronomia Starwalk Space.
Na prática, esse é o momento em que os dois astros e a Terra estão em perfeito alinhamento no Sistema Solar, quando vistos de cima.
No Brasil, o par estará visível a partir da 1h, atingindo uma altitude de 7º acima do horizonte sentido norte, na constelação de Touro, e alcançando seu ponto mais alto no céu às 6h05, minutos antes de desaparecer de vista ao amanhecer. Esses dados têm como referência um observador baseado em São Paulo e variam relativamente conforme a sua localização.
A Lua, por sua vez, está no meio de sua “turnê mensal” pelos planetas. Depois de Marte, ela estará próxima de Vênus, na quinta-feira (25), terminando em Mercúrio, no dia 29. Essa série de conjunções ocorre em razão da Lua orbitar a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.