Lucid Air terá produção em nova fábrica na Arábia Saudita
Elétrico quer concorrer com Tesla e BYD ampliando oferta no Oriente Médio
A Lucid Air que já teve momentos bons e ruins no mercado de carros elétricos acaba de inaugurar uma fábrica na Arábia Saudita. Em uma região conhecida pela instabilidade política mas grande pontencial, a marca ergueu sua Advanced Manufacturing Plant (AMP-2) na cidade King Abdullah. Trata-se de um grande avanço dentro de um mercado difícil pela logística prejudicada mas que parece positivo diante da participação do governo saudita.
A marca foi lançada em 2020, teve um momento de supervalorização em 2021 mas chegou a “falir” no ano passado.
A fábrica monta kits vindos dos Estados Unidos e terá inicialmente capacidade de 5.000 veículos por ano. A ideia é desenvolver fornecedores locais e chegar já em 2025 a 150.000 veículos por ano.
Peter Rawlinson, CEO e CTO do Lucid Group, disse que a marca “vai apoiar a visão do países em direção a uma visão econômica mais sustentável e diversa” e se disse ansioso para entregar o primeiro lote de veículos.
No total a fábrica exige um investimento de US$ 3 bilhões sendo Us$ 1,8 bilhão do Fundo de Investimento Público (PIF) que é da Arábia Saudita que se torna acionista da empresa.
Enquanto a Arábia Saudita tem sua própria fábrica de veículos elétricos o Brasil por enquanto segue esperando sua vez. Por aqui a BYD deverá assumir a operação da estrutura deixada pela Ford. Mas a construção de carros elétricos por aqui é um plano ainda de médio prazo.