Política

Luiz Fux toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministra Rosa Weber assumiu a vice-presidência da Corte

Por Da Redação
Ás

Luiz Fux toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Foto: Agência Brasil

O ministro Luiz Fux tomou posse nesta quinta-feira (10), como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Após nove anos de atuação na cúpula do Poder Judiciário brasileiro, Fux substitui o ministro Dias Toffoli no comando da mais alta Corte do país pelos próximos dois anos e irá dirigir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pela administração da Justiça.

Como presidente do STF, cabe a Fux definir a pauta de julgamentos, em que promete priorizar temas como o meio ambiente e o combate à corrupção. Em cerimônia restrita em razão da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a ministra Rosa Weber assumiu a vice-presidência do STF.

Entre os convidados estavam o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido); os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e ministros do STF. Durante a cerimônia,  todos usavam máscaras no plenário. 

Discursos

Durante a cerimônia de posse nesta quinta (10), o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, disse, em discurso, que Bolsonaro governa para todos e deve corrigir as desigualdades "que tanto nos envergonham".

"Vossa excelência foi eleito com 57 milhões de votos. Mas é presidente de todos os brasileiros. Continue na trajetória vivida, busque corrigir as desigualdades sociais que tanto nos envergonham, cuide especialmente dos menos afortunados, seja sempre feliz na cadeira de mandatário maior do país", disse Marco Aurélio ao se dirigir a Bolsonaro.

O Ministro afirmou ainda que o Brasil vive tempos "estranhos", em menção aos efeitos da pandemia do novo coronavírus e da crise econômica. "No meio dos flagelos, há nos homens mais coisas para admirar que coisas para desprezar", parafraseou o escritor Albert Camus.

Já o procurador-geral da República, Augusto Aras, elogiou a passagem do ministro Dias Toffoli na presidência da Corte. “Toffoli foi exemplar ao coordenar para que pudéssemos garantir uma prestação de serviço de qualidade à sociedade. Mais uma vez as minhas felicitações e admiração pela sua brilhante passagem na presidência do poder judiciário brasileiro”, disse Aras. Ele também desejou uma “gestão de sucesso” ao presidente do STF, Luiz Fux, e a vice-presidente, Rosa Weber. “Contem com o apoio do Ministério Público brasileiro e com a nossa amizade”, concluiu. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário