• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula afirma que não é fácil encontrar solução definitiva para estabeler metas na Amazônia
Política

Lula afirma que não é fácil encontrar solução definitiva para estabeler metas na Amazônia

Declaração foi feita após sofrer críticas de ambientalistas

Por Da Redação
Ás

Lula afirma que não é fácil encontrar solução definitiva para estabeler metas na Amazônia

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se defendeu, por meio da live semanal nas redes sociais nesta segunda-feira (14), das críticas de ambientalistas pela falta de metas concretas na declaração final da Cúpula da Amazônia, que ocorreu na última semana, em Belém, no Pará. 

“Ficam as pessoas comentando que a gente deveria ter encontrado a solução definitiva. Não é fácil encontrar a solução definitiva, porque demanda muito trabalho, muitos anos de trabalho”, disse o petista.

O Brasil reuniu representantes de oito países que abrigam a Floresta Amazônica, além de convidados. O grupo concordou sobre trabalhar contra a degradação, mas não houve um consenso sobre a meta comum de zerar o desmatamento até 2030 e sobre um veto à exploração de novos poços de petróleo na região.

“Esse encontro teve, como condição e como pretexto, a preparação dos países amazônicos para levar uma proposta sobre florestas para os Emirados Árabes na COP 28 [Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas]”, justificou Lula, sobre a ausência das metas concretas.

“A gente conseguiu preparar uma proposta, conseguimos uma coisa unitária, não só entre os chefes de Estado, mas entre o movimento social. Produzimos um documento sobre a floresta, que vai ser uma coisa muito forte para a gente levar”, destacou o petista.

“Vamos, pela primeira vez, discutir com mais seriedade a contribuição dos países ricos com relação à preservação das florestas. Porque não basta as pessoas enxergarem, por meio de satélites, as copas das árvores. É preciso enxergar que lá embaixo [na Amazônia], moram 50 milhões de pessoas. No caso do Brasil, são quase 30 milhões que moram e precisam viver com dignidade. Ter emprego, educação, saúde. Precisamos cuidar da Amazônia como um todo, cuidar das florestas e das pessoas que moram lá”, disse Lula, na live.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário