Política

Lula almeja criação da chapa entre Haddad e Marta para Prefeitura de São Paulo

Haddad apresenta certa resistência

Por Da Redação, Agências
Ás

Lula almeja criação da chapa entre Haddad e Marta para Prefeitura de São Paulo

Foto: Edilson Junior/Instituto Lula

Após estar apto a fazer política pelo país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT) vão trabalhar para criar uma chapa para a Prefeitura de São Paulo sendo liderada pelo ex-prefeito Fernando Haddad na vice-liderança a ex-prefeita Marta Suplicy.

Sem partido desde que deixou o MDB em agosto do ano passado, Marta tem dito a interlocutores que o retorno dela ao PT está praticamente descartado devido às resistências de setores da sigla. A maior dificuldade para a formação da chapa é a resistência de Haddad em disputar a gestão municipal pela terceira vez. O petista irredutível e tem alegado que, ao contrário de outros políticos, depende do emprego de professor no Insper para pagar suas despesas e que disputar a terceira eleição em apenas seis anos é um fardo muito pesado.

A cúpula do partido acredita força persuasiva de Lula ara que Haddad aceite a proposta. O ex-presidente tirou alguns dias de férias e volta a São Paulo neste final de semana. Na agenda de Lula estão pedidos de reuniões com as bancadas municipal e estadual do PT para tratar de 2020.

Em conversas com interlocutores, porém, a ex-prefeita e ex-ministra admite ser vice de Haddad em nome da construção de uma frente ampla para combater o bolsonarismo na capital. Esse projeto seria um laboratório para a disputa presidencial de 2022. Marta e Lula ainda não conversaram sobre a proposta de dobradinha. A ex-ministra ouviu de dirigentes, no entanto, que seria viável construir a chapa mesmo com ela em outro partido.

Ela e Haddad se conhecem há muito tempo. O primeiro cargo público de Haddad foi o de subsecretário municipal de Finanças na gestão de Marta. Além disso, ambos foram ministros nos governos Lula e Dilma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário