Lula assina acordo de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

Ato ocorreu no Senai Cimatec, em Salvador, nesta quinta-feira (18)

Por Da Redação
Ás

Lula assina acordo de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na manhã desta quinta-feira (18), no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), em Salvador, um acordo que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia.  

Essa iniciativa resulta de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, o Estado da Bahia e o Senai Cimatec. O parque será instalado na Base Aérea de Salvador, proporcionando um espaço dedicado ao ensino e pesquisas avançadas no campo aeroespacial.

No evento, Jerônimo destacou a importância das universidades e institutos federais para alavancar o projeto. “Bem-vindo ao Nordeste, presidente Lula. Essa entrega de hoje é uma parceria da Bahia com o Ministério da Defesa, Senai Cimatec e empresas do ramo aeroespacial. Para que pudéssemos chegar hoje a esta agenda, muito trabalho foi feito com as universidades públicas. Se não tivéssemos um parque de universidades, dificilmente teríamos uma base de pesquisadores para poder alavancar um projeto como esse”, afirmou o governador da Bahia.

“Essa agenda é de extrema importância para a nossa aviação. Esse equipamento nos oferece oportunidade de emprego, além de gerar ciência e capacitar a mão de obra especializada na área”, completou.

Até o momento, não foi divulgada a previsão para o início das obras. O evento também teve a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), dos ministros Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e outras autoridades.

Parque Tecnológico Aeroespacial

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia abrangerá uma área de aproximadamente 800 mil metros quadrados, com mais de 100 mil metros quadrados destinados a construções. O complexo contará com diversos prédios de engenharia, além de uma pista dedicada para pouso e decolagem de aeronaves.

Sua principal missão será fomentar pesquisas avançadas no campo aeroespacial, abrangendo também setores como mobilidade aérea avançada, defesa e espaço. Além disso, o parque abrirá espaço para empresas nacionais e internacionais de tecnologia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário