Lula busca diálogo com o Congresso após derrota do governo
Presidente esteve em ligação com Lira
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após a derrota do governo federal na noite de terça-feira (30) com a aprovação do texto-base do PL 490, marco temporal das terras indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em contato, na manhã desta quarta-feira (31), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
De acordo com relatos feitos à CNN, durante a ligação, os dois líderes discutiram o resultado da votação do marco temporal das terras indígenas e a urgência de aprovação da MP da Reestruturação, que envolve alterações na configuração dos ministérios e está prevista para esta quarta-feira (31).
Lira fez um diagnóstico claro de que o governo enfrenta dificuldades na articulação política e que as tentativas de negociação com o Congresso têm sido pouco efetivas.
Durante a conversa, o presidente da República indicou, conforme relatos de aliados, sua intenção de estabelecer um diálogo mais amplo com o Congresso Nacional, atendendo a uma demanda que tem sido expressa nas últimas semanas. No entanto, Lula fez questão de deixar claro que não irá desconsiderar o papel do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política.
Nesta terça-feira pela manhã, Padilha esteve pessoalmente com o presidente e, em seguida, também conversou com o presidente da Câmara.