• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lula condecora cacique Raoni Metuktire com o grau mais alto da Ordem Nacional do Mérito

Lula condecora cacique Raoni Metuktire com o grau mais alto da Ordem Nacional do Mérito

Honraria homenageia a trajetória do cacique na defesa das causas dos povos indígenas e do meio ambiente

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula condecora cacique Raoni Metuktire com o grau mais alto da Ordem Nacional do Mérito

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula (PT) condecorou, nesta sexta-feira (4), o cacique Raoni Metuktire com a Ordem Nacional do Mérito. A honraria, que reconhece o trabalho do líder indígena, foi entregue durante uma cerimônia na Aldeia Piaraçu — na Terra Indígena Capoto-Jarina — localizada no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Raoni, que se destaca como uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa das causas dos povos indígenas e do meio ambiente, foi condecorado no grau mais alto da Ordem Nacional do Mérito, o Grã-Cruz.

O decreto que determinou a condecoração, assinado por Lula, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

Criada em 1946, a honraria busca homenagear "cidadãos e instituições, brasileiros e estrangeiros, que, por motivos relevantes, se tenham tornado merecedores de reconhecimento pelo Estado brasileiro".

Além de Raoni, centenas de brasileiros foram condecorados com a Ordem Nacional do Mérito, como Oscar Niemeyer (2007), Manuel Bandeira (1966), Tancredo Neves (1985), Irmã Dulce (1987), Pelé (1991) e Ayrton Senna (1994).

Quem é Raoni Metuktire?

Líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, Raoni foi uma das vozes mais importantes na luta para o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas na Constituição de 1988.

Entre 1970 e 1980, Raoni ganhou reconhecimento internacional ao participar de um documentário exibido no Festival de Cannes e de uma campanha com o cantor Sting.

Atualmente, o cacique é próximo do presidente Lula. Durante a posse do terceiro mandato de Lula, em 1º de janeiro de 2023, Raoni foi um dos destaques da cerimônia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.