Política

Lula critica dispositivo que prevê sanções no acordo Mercosul-UE

Declaração foi feita ao lado da presidente da Comissão Europeia

Por Da Redação
Ás

Lula critica dispositivo que prevê sanções no acordo Mercosul-UE

Foto: Reprodução/ TV Brasil

O presidente Lula esteve ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursola von der Leyen, nesta segunda-feira (12), e criticou o dispositivo acrescentado ao acordo Mercosul-União Europeia, que prevê aplicação de sanções caso haja descumprimento de obrigações por parte dos países signatários.

"Expus à presidente von der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo, apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é da confiança mútua, e não de desconfiança e sanções", disse o presidente.

O acordo foi um dos principais temas da reunião, que aconteceu entre Lula e Ursula no Palácio do Planalto. A União Europeia alega que o Brasil precisa se comprometer com a preservação do meio ambiente, para as negociações irem adiante. Por outro lado, o Brasil diz que a União está colocando barreiras ao agronegócio do país, por motivos que vão além da preservação ambiental. 

Em seu discurso, Lula também deixou claro que o governo brasileiro entende a inclusão das sanções em caso de descumprimento, mas que deve haver reciprocidade, devendo valer também para a União Europeia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário