STF anula condenações de Antonio Palocci com voto de desempate de Nunes Marques

Decisão da Segunda Turma reconhece nulidade das investigações da Lava Jato contra o ex-ministro

Às

STF anula condenações de Antonio Palocci com voto de desempate de Nunes Marques

Foto: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do ex-ministro Antonio Palocci no âmbito da Operação Lava Jato após o voto de desempate do ministro Kassio Nunes Marques, que acompanhou Dias Toffoli e Gilmar Mendes. A decisão da Segunda Turma estava empatada, com Edson Fachin e André Mendonça favoráveis à manutenção das sentenças.

A defesa de Palocci havia acionado a Corte para obter a mesma decisão dada a Marcelo Odebrecht em maio de 2024. Com a decisão, todas as condenações e investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal contra Palocci são anuladas, embora o acordo de delação premiada do ex-ministro permaneça válido.

O entendimento da maioria seguiu o voto de Toffoli, que apontou conluio entre procuradores da Lava Jato e o então juiz Sergio Moro contra Palocci. Segundo o ministro:

"Declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro, ainda que na fase pré-processual".

O voto de Nunes Marques foi registrado no Plenário Virtual nesta sexta-feira (15/8), após ter sido adiado desde abril, quando o ministro pediu vista do processo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário