Lula defende taxação de fundos de super-ricos e diz que pessoas buscam 'jeito de burlar lei para não pagar impostos'
O presidente espera que Congresso aprove proposta e defenda os mais pobres
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (29), que "o que não falta no Brasil são pessoas espertas" que "encontram um jeito de burlar a lei para não pagar imposto de renda". A declaração foi feita ao defender as propostas que mudam a tributação sobre fundos exclusivos e fundos offshore.
Na segunda-feira (28), o petista enviou ao Congresso propostas que mudam essas tributações, ambos voltados para altíssima renda. A arrecadação dessas medidas vai ajudar a fechar as contas no próximo ano com déficit zero, de acordo com o Ministério da Fazenda.
"O que não falta no Brasil não são pessoas espertas, que sempre estão encontrando um jeito de burlar a lei para não pagar imposto de renda. Na pior das hipóteses, consegue fazer com que passe um projeto no Congresso Nacional, que beneficie essa minoria", disse.
Lula ainda pontuou que os deputados e senadores não representam o novo trabalho, já que a maioria pertencem a uma classe média alta. "Vamos ser francos: os deputados e senadores eleitos, eles não são representantes, na sua maioria, do novo trabalho. São setores que vieram da classe média, de profissionais liberais, muitos são fazendeiros, mas não se declararam, se declara contador, advogado e médio. Então, a maioria dos deputados são pessoas pertencentes a uma classe média alta", acrescentou.
O presidente concluiu ao afirmar que a proposta é "justa e sensata" e espera que o Congresso proteja os mais pobres ao invés dos mais ricos.