Lula demite Cida do Ministério das Mulheres e anuncia novo nome para pasta; veja
O petista, ao lado de Gleisi Hoffmann, recebeu as duas no Palácio do Planalto nesta segunda (5)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (5), a saída de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres e a sua substituição por Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social. O petista, ao lado da ministra de Relações Institucionais do governo, Gleisi Hoffmann, recebeu as duas no Palácio do Planalto.
Filiada ao PT desde o início dos anos 1980, a nova ministra tem histórico no ativismo social. Ela compôs o segundo mandato de Lula, em 2010, como ministra do Desenvolvimento Social e Combate. Paranaense, ela tem 67 anos e é irmã de Gilberto Carvalho, atual secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e ex-secretário geral da Presidência.
A saída de Cida Gonçalves já era considerada certa pelo entorno do presidente desde o início do ano. O petista estava descontente com o desempenho dela à frente do ministério e cogitava fazer a mudança no contexto da reforma ministerial prometida para 2025. Com a demissão de Cida, o número de trocas em ministérios chega a 12.
Confira a publicação:
Eu e a ministra @gleisi recebemos hoje pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira… pic.twitter.com/qGCXgq77pz
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2025