Lula demite Márcio Macêdo e nomeia Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência
Mudança ocorre em meio à reorganização da base do governo

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo (PT-SE), e nomeou o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) para o cargo. A decisão foi oficializada nesta segunda-feira (20), após meses de especulações sobre a mudança no comando da pasta.
Mais cedo, Boulos participou do lançamento do programa Reforma Casa Brasil, no Palácio do Planalto, ao lado de Lula e de outros ministros.
A Secretaria-Geral é responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais. A substituição ocorre em um momento em que o presidente busca ampliar a base política e reforçar alianças com setores estratégicos para o pleito de 2026.
A saída de Macêdo vinha sendo cogitada desde o ano passado e ganhou força nas últimas semanas, em meio aos ajustes internos do governo. Ele deve se dedicar à campanha para deputado estadual nas próximas eleições.
Com a nomeação, Boulos, que tem histórico de atuação em movimentos sociais, deve intensificar agendas pelo país, contribuindo para a estratégia de reeleição de Lula.