Lula deve se reunir com reitores para encerrar greve de federais, diz site

Encontro está previsto para quinta-feira (6)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula deve se reunir com reitores para encerrar greve de federais, diz site

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com reitores das universidades federais e dos institutos federais (IFs) na quinta-feira (6), em meio à greve da categoria. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles. 

Entre os possíveis temas que serão tratados no encontro estão negociação do reajuste salarial dos professores de universidades e institutos federais, e repasses do governo para o ensino superior, como nas áreas de pesquisa, ensino e estrutura.

Nesta segunda-feira (3), o governo se reuniu com entidades da classe, mas adiantou que não haveria reajuste neste ano para nenhuma categoria. Ao fim da mesa de debate sobre a contraproposta das entidades que não assinaram o acordo, o MGI e o Ministério da Educação (MEC) informaram que não existe mais espaço orçamentário para negociação.

De maneira conjunta com a reunião, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos realizaram atos em todo o território nacional. Em Salvador, a manifestação aconteceu no Campo Grande e seguiu até a Praça da Piedade.

Na última semana,o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos chegou a assinar um acordo de reajuste salarial com professores de universidades e IFs de apenas uma entidade, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes). No entanto, as demais instituições não aderiram ao acordo e a greve já atinge o 50º dia.

O governo prevê reajuste em duas parcelas: 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, além da reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira. O acordo terá impacto fiscal de R$ 6,2 bilhões em dois anos. Já a categoria reivindica recomposição dos salários em 4,5% ainda este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário