Lula diz que elogiou Biden por decisão de desistir da reeleição durante conversa sobre Venezuela
Declaração do presidente foi feita durante visita a Corumbá, no Mato Grosso do Sul
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (31), que conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação na Venezuela e elogiou a decisão de Biden de desistir de concorrer à reeleição.
"Conversei com o presidente Biden sobre a Venezuela e sobre as eleições nos Estados Unidos. Elogiei sua decisão de não concorrer à reeleição, o que demonstra caráter, dignidade e ética", disse Lula. Biden anunciou em 21 de julho que não buscará a reeleição e apoiará a vice-presidente Kamala Harris para a liderança da chapa democrata.
Lula destacou que a atitude de Biden é um exemplo para governantes ao redor do mundo e foi tomada pensando no bem-estar das pessoas. Ambos os presidentes reforçaram a importância de apresentar as atas das urnas venezuelanas.
A declaração de Lula foi feita durante sua visita a Corumbá, Mato Grosso do Sul, onde sobrevoou áreas afetadas por queimadas no Pantanal e se emocionou com o trabalho dos brigadistas.
Lula sancionou a lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo e anunciou medidas de prevenção e combate a incêndios na região. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, até 28 de julho, 82 incêndios foram registrados no Pantanal, com 45 extintos e 36 em processo de combate, dos quais 20 estavam controlados.