Política

Lula diz que Floriano Peixoto proclamou a República

Marechal Deodoro da Fonseca seria o nome correto

Por Da Redação
Ás

Lula diz que Floriano Peixoto proclamou a República

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu uma gafe na última quarta-feira (18), durante um encontro com representantes de centrais sindicais no Palácio do Planalto, ao dizer que Floriano Peixoto proclamou a República. Na ocasião, o mandatário discursava sobre as dificuldades da última eleição presidencial, em 2022, quando criticou seu adversário Jair Bolsonaro (PL) e cometeu o erro. 

“Foi a eleição mais difícil que eu participei na minha vida, a mais difícil. Foi a eleição que mais o adversário utilizou dinheiro. Eu posso dizer para vocês, que se juntar desde a proclamação da República por Floriano Peixoto, sabe? Até a minha eleição, se juntar todas as campanhas, não se gastou metade do que o genocida gastou na campanha para não deixar a gente voltar”, disse Lula.

“E uma parte do dinheiro foi gasto para contar mentiras, porque o Brasil não estava habituado a essa quantidade de mentiras, essa quantidade de inverdades contadas 24 horas por dia. E vocês são responsáveis por eu estar aqui”, completou. 

Ao contrário do que foi dito pelo presidente, a república foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889. Floriano Peixoto, por sua vez, foi um militar e político brasileiro, primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, cujo governo ficou conhecido como República da Espada.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário