Política

Lula diz que 'ninguém mais pode desmentir' que houve tentativa de golpe

Presidente participou de cerimônia de lançamento do programa Periferia Viva, no Palácio do Planalto

Por FolhaPress
Ás

Lula diz que 'ninguém mais pode desmentir' que houve tentativa de golpe

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) que "ninguém mais pode desmentir" ter havido uma articulação golpista para impedir que ele assumisse a Presidência da República em janeiro de 2023.

"Vocês sabem o que está acontecendo na política mundial e na política brasileira. Vocês sabem a quantidade de mentira, de ódio, sabem a tentativa de golpe em 2008 [2022], que agora está ficando verdadeiro, ninguém mais pode desmentir", afirmou.

"Na verdade, eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República", acrescentou Lula, na primeira manifestação pública dele sobre esse tema depois do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas na investigação da Polícia Federal.

Lula participou de cerimônia de lançamento do programa Periferia Viva, no Palácio do Planalto.

Na terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu derrubar o sigilo da investigação da PF sobre a trama golpista de 2022.

Os documentos também foram enviados à PGR (Procuradoria-Geral da República), responsável por analisar as provas e decidir se denuncia ou não os investigados.

Segundo o relatório final, o ex-presidente liderou a trama golpista no final de 2022, e a ruptura democrática não foi concretizada por "circunstâncias alheias à sua vontade".

Segundo a PF, "os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca" que Bolsonaro "planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de Estado e da abolição do Estado democrático de Direito".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.