• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula diz que voltará a ligar para Trump caso reunião entre equipes não seja marcada após COP30

Lula diz que voltará a ligar para Trump caso reunião entre equipes não seja marcada após COP30

Presidente afirmou que mantém expectativa de acordo com os Estados Unidos

Por Da Redação
Às

Lula diz que voltará a ligar para Trump caso reunião entre equipes não seja marcada após COP30

Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (4), que pretende entrar em contato novamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso uma reunião entre as equipes dos dois países não seja marcada até o fim da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

“Quando a COP30 terminar, se a reunião entre meus negociadores e os dele ainda não tiver sido agendada, ligarei para Trump novamente”, declarou o presidente, durante entrevista a agências internacionais em Belém (PA).

Lula destacou que saiu confiante do encontro com o líder norte-americano, ocorrido em 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. “Saí da reunião com o presidente Trump convicto de que chegaremos a um acordo. Disse-lhe que era muito importante que nossos negociadores começassem a conversar em breve”, afirmou.

A reunião, que durou cerca de 50 minutos, marcou uma tentativa de reaproximação entre os dois países após um período de tensão diplomática e a imposição de tarifas comerciais ao Brasil. Lula e Trump instruíram suas equipes a iniciar tratativas para discutir as sanções.

O presidente brasileiro está em Belém desde o último sábado (1), onde cumpre agendas relacionadas à COP30, que será realizada na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro. Antes do evento principal, ocorre a Cúpula dos Líderes, programada para quinta (6) e sexta-feira (7), reunindo chefes de Estado e de governo para impulsionar as negociações climáticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário