Lula diz ter perdido confiança no MPF após Dallagnol montar 'quadrilha' no âmbito da Operação Lava Jato
Segundo o presidente, o próximo PGR será alguém que seja amigo do Brasil e não faça denúncia falsa
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (1°) que perdeu a confiança no Ministério Público Federal (MPF) após as ações tomadas pelo ex-chefe da força-tarefa Deltan Dallagnol no âmbito da Operação Lava Jato, a quem ele considerou responsável por ter montado uma "quadrilha". Por esse motivo, o petista garantiu que escolherá o próximo Procurador-Geral da República com mais "critério e pente-fino".
"Eu sempre tive o maior respeito pelo Ministério Público. É uma das instituições que eu idolatrava neste país. Depois dessa quadrilha que o Dallagnol montou, eu perdi muito a confiança, porque é um bando de aloprado que achavam que poderiam tomar o poder. Eles fizeram a sociedade refém por muito tempo. Então, obviamente, eu vou escolher [o PGR] com mais critério e pente fino para não cometer um erro', disse o presidente em entrevista semanal em suas redes sociais.
Lula tem se recusado a dizer se selecionará o próximo procurador a partir de uma lista tríplice enviada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
"Eu não quero escolher alguém que seja amigo do Lula. Eu quero escolher alguém que seja amigo desse país. Alguém que goste do Brasil, que não faça denúncia falsa, que não levante falso sobre o outro", destacou.