Lula é chamado de 'falso amigo dos ocidentais' por jornal francês
Edição aponta relação com Maduro, falas sobre a guerra e comportamento diplomático
Foto: Reprodução
O jornal francês Libération colocou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na capa da edição desta sexta-feira (23), o chamando de "falso amigo dos ocidentais" e classificando-o como uma "decepção" devido a declarações equivocadas sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o restabelecimento das relações com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
A capa do jornal faz referência à viagem de Lula à França para participar da cúpula sobre o Novo Pacto Financeiro Global. Segundo a publicação, Lula era visto pelo mundo como um "messias" após ser eleito presidente brasileiro com uma margem mínima de votos (50,9%), mas sua imagem acabou sendo manchada.
"O presidente brasileiro não se mostrou o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de isolar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada por uma invasão intolerável à Ucrânia", destaca o jornal.
O texto também menciona as dificuldades de articulação de Lula no Brasil com o Congresso, destacando que suas mãos estão atadas pelas decisões legislativas. Além disso, o presidente brasileiro é criticado pelo excesso de viagens nos primeiros meses de mandato, sendo considerado "hiperativo diplomaticamente", de acordo com a publicação.