Lula e Macron reúnem governo e oposição da Venezuela

Líderes estrangeiros costuram fim de isolamento do país sul-americano

Por Da Redação
Ás

Lula e Macron reúnem governo e oposição da Venezuela

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da França, Emmanuel Macron, se reuniram na segunda-feira (17), com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e Gerardo Blyde, um dos principais líderes da oposição no país. Durante o encontro, eles discutiram a realização de eleições na Venezuela e o fim das sanções internacionais contra o país sul-americano.

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o da Colômbia, Gustavo Petro. Segundo informações do colunista Jamil Chade, do site UOL, líderes europeus e sul-americanos estão articulando o fim do isolamento do governo de Nicolás Maduro e a construção de um processo de normalização da Venezuela no cenário internacional.

Além disso, fontes do Palácio do Planalto afirmam que as autoridades venezuelanas teriam concordado com uma solução política negociada para a crise no país, que envolveria a realização de eleições transparentes e observáveis pela comunidade internacional, com um calendário pré-estabelecido, atendendo a uma demanda da oposição venezuelana.

Ainda de acordo com o UOL, uma declaração política conjunta pode ser divulgada nesta terça-feira (18) entre os líderes, com a esperança de selar o processo de diálogo e, se concretizada, marcaria o início do fim da estratégia adotada nos últimos anos pela comunidade internacional de isolar o regime de Maduro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário