Lula elogia Partido Comunista Chinês e disse esperar que países aprendam com o exemplo
O ex-presidente deu entrevista para o jornal chinês Guancha
Foto: Agência Brasil
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva elogiou nesta segunda-feira (28) o Partido Comunista Chinês (PCC) ao dizer que os países deveriam se espelhar na nação. “A China é capaz de lutar contra o coronavírus tão rapidamente porque tem um partido político forte e um governo forte, porque o governo tem controle e poder de comando. O Brasil não tem isso, nem outros países”, declarou em entrevista ao jornal chinês Guancha.
Ele continuou e disse que o país chinês “estabeleceu um modelo de desenvolvimento para o mundo inteiro” e disse esperar que os países aprendam com o exemplo. “Estive em Xangai e Pequim. Pode-se dizer que o progresso do povo chinês nas últimas duas décadas foi de tirar o fôlego. E isso pôde ser alcançado por causa da organização política da China, por sua forte competitividade, cultura, grande quantidade de investimento e conhecimento científico e tecnológico.”
Em outro momento, ele disse que pretende ter boa relação com a China e outros países. “Devemos manter um bom relacionamento com os norte-americanos, mas quero manter o mesmo relacionamento com a China. Também quero manter o mesmo relacionamento com a Rússia, com a Nigéria, Angola, África do Sul e Malásia.”