Brasil

Lula embarcará para a Índia para a Cúpula do G20

Cúpula do G20 reunirá líderes de grandes economias e marcará a transição da presidência rotativa do bloco para o Brasil

Por Da Redação
Ás

Lula embarcará para a Índia para a Cúpula do G20

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Bras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará na próxima quinta-feira (7) para Nova Déli, a capital da Índia, onde participará da Cúpula do G20. O encontro também marcará a transição da presidência rotativa do G20, que atualmente é conduzida pela Índia, para o governo brasileiro, que assumirá a presidência a partir de 1º de dezembro deste ano. Preparações e reuniões prévias, inclusive em nível ministerial entre os países, já estão em andamento. A reunião de líderes está agendada para os dias 9 e 10 de setembro.

Este encontro reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, e é um dos eventos mais importantes do grupo. A programação oficial da cúpula inclui várias sessões temáticas abordando temas como desenvolvimento sustentável, meio ambiente, transições energéticas e a busca pela emissão zero líquida de carbono. Além disso, questões como crescimento inclusivo, metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação, infraestrutura, tecnologia, reformas multilaterais e futuro do trabalho também estarão em discussão. O evento também promoverá reuniões bilaterais entre diversos líderes.

Um dos momentos simbólicos do encontro será a cerimônia de transferência da presidência rotativa do G20, envolvendo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Lula. Durante a cúpula, o presidente brasileiro fará pronunciamentos nas sessões e no encerramento do evento, onde apresentará as prioridades e desafios da presidência brasileira, que vai até o final de 2024.

Lula destacou que a desigualdade social será um dos temas centrais de sua participação na cúpula, incluindo desigualdades de gênero, raciais, de acesso à saúde e ao salário. A presidência do Brasil no G20 continuará até o final de 2024, quando o país sediará a próxima cúpula, prevista para novembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário